Correlação fenotípica entre descritores agronômicos da macaúba Acrocomia aculeata (jacq.) lodd. ex mart.
sexta-feira, agosto 22, 2014
Artigo publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Macaúba, em 2013.
Sara Morra Coser; Sérgio Yoshimitsu Motoike; Carlos Nick; Fabiana Silva De Souza
INTRODUÇÃO
A macaúba Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart., atualmente considerada um dos principais recursos fitogenéticos da flora brasileira, destaca-se como espécie altamente promissora devido ao seu potencial para uso alimentício, medicinal, na indústria de cosméticos e principalmente pelo seu alto rendimento energético por unidade de área cultivada, cerca de 4000 L ha ano-1 (ABREU et al., 2012; NUCCI, 2008). É nativa de florestas tropicais, também conhecida no Brasil por bocaiúva, coco de espinho, macaúva, marcová e mucajá (RUBIO NETO et al., 2010).
A exploração comercial da macaúba, todavia, depende do desenvolvimento de tecnologias, que permitam a seleção de genótipos que combinem alelos que expressem características de interesse agronômico para que programas de pré-melhoramento e melhoramento da cultura possam ser subsidiados. A priori, a conservação e caracterização da variabilidade genética de macaúba existente nos maciços naturais em bancos de germoplasma, tornam-se fundamental. Concomitantemente aos trabalhos de conservação e caracterização do germoplasma, mensurar a variabilidade genética e conhecer as correlações entre caracteres de interesse para seleção numa população por meio de descritores agronômicos constitui uma das etapas iniciais em programas de melhoramento genético (CORRÊA et al., 2012).
Dada a importância dos recursos fitogenéticos de macaúba e escassez de informações a respeito de características agronômicas de interesse ao melhoramento da espécie, o estudo destes caracteres e o conhecimento da relação entre eles são de suma importância.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre caracteres agronômicos da fase juvenil úteis ao melhoramento da macaúba por meio de quatro descritores fenotípicos quantitativos em 54 famílias de meios-irmãos de macaúba e estimar a correlação fenotípica entre os descritores.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)