Caracterização do processo de acidificação da polpa da macaúba (Acrocomia aculeata) após diferentes tratamentos pós-colheita
quinta-feira, agosto 14, 2014
Lorena Aires Lombardi Queiroz; Camila Sales Nascimento; Maria Helena Caño de Andrade
INTRODUÇÃO
O Brasil possui uma enorme diversidade de espécies vegetais oleaginosas das quais se podem extrair óleos, e destaca-se a Macaúba (Acrocomia aculeata), uma palmeira típica do Cerrado brasileiro que produz um fruto capaz de ser utilizado como fonte de óleo vegetal com valor agregado (SILVA, 2010; SILVA e CAÑO-ANDRADE, 2011).
O produto economicamente mais representativo da palmeira é o fruto. Tanto da polpa como da amêndoa podem ser obtidos óleos.
O aproveitamento industrial do fruto da Macaúba em grande escala tem se dirigido principalmente à utilização do óleo da polpa visando à produção de biodiesel. Segundo Nucci (2007), a capacidade de produção de óleo vegetal pode chegar a quatro mil litros por hectare por ano, relatando também,que através de plantios racionais e de programas de melhoramento este valor pode aumentar consideravelmente.
A colheita da Macaúba é concentrada nos meses de novembro a janeiro (pico da safra) podendo se estender por mais dois meses, dependendo da região e do clima, o que torna necessário um sistema eficiente de estocagem, para permitir que a usina de beneficiamento opere em um regime mais adequado. Sendo que, o sistema de estocagem irá definir a qualidade do óleo produzido principalmente em relação à acidez (ARAÚJO,2011).
O óleo da Macaúba apresenta ótima qualidade, se comparado a outras oleaginosas. Contudo, os fatores limitantes são a pós-colheita, e a extração do óleo, feita com base em tecnologias adaptadas de outras oleaginosas. Estudos sobre técnicas de colheitas e tratamentos pós-colheita visando armazenar os frutos com qualidade, e da extração do óleo são necessários para se obter avanços no processamento do fruto da Macaúba, permitindo assim o uso do óleo para seus diversos fins, inclusive finalidades nobres (MOTA et al, 2011).
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar condições de tratamento pós-colheita capazes de promover a preservação do fruto durante o período de dias, por meio da avaliação da umidade e elevação do índice de acidez na polpa do fruto da Macaúba.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)