Calogênse a partir de explantes foliares jovens de macaúba cultivados in vitro
segunda-feira, agosto 04, 2014
Artigo publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Macaúba, em 2013.
Ana Paula de Souza Andrade, Thais Roseli Corrêa, Manuela Maria Cavalcante Granja, Débora Durso Neves Caetano e Sérgio Yoshimitsu Motoike
INTRODUÇÃO
Apesar do reconhecido potencial econômico da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lood. Ex Martius), sua exploração ainda ocorre de forma extrativista em populações nativas, atividade esta cercada de limitações que impossibilita o fornecimento adequado de matéria prima o que denota a necessidade de plantios racionais e o desenvolvimento de tecnologias associadas ao sistema de cultivo.
A cultura de tecidos vegetais, como biotecnologia, apresenta vários benefícios para agricultura e mais especificamente, para os programas de melhoramento genético de plantas, tendo diferentes aplicações práticas como a clonagem de genótipos superiores (CARVALHO & ARAÚJO, 2007).
Para clonagem de plantas e obtenção de plantas idênticas à planta matriz, o processo a ser utilizado é a embriogênese somática, técnica esta que constitui ferramenta de grande importância para espécies que não apresentam propagação vegetativa como a macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lood. ex Mart.), pois viabiliza a propagação de plantas elite in vitro em larga escala com a utilização de pequeno espaço físico.
Em macaúba, como para muitas monocotiledôneas, a calogênese é pré-requisito para o início do processo de embriogênese somática, e requer a presença de reguladores de crescimento no meio de cultura. Dentre os reguladores de crescimento, as auxinas são requeridas para a iniciação dos calos enquanto as citocininas estão envolvidas no processo de diferenciação e continuidade dos eventos morfogenéticos que darão origem aos embriões somáticos (STEINMACHER et al., 2007; KAPARAKIS & ALDERSON, 2008).
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da auxina Picloram na indução da calogênese para o processo da embriogênese somática em macaúba.
Confira mais detalhes a seguir
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)