Gredson Keiff Souza; Nehemias Curvelo Pereira
INTRODUÇÃO
A macaúba é uma palmeira oleaginosa altamente produtiva com potencial para ser uma fonte alternativa ao petróleo. Tem sido um foco nos setores agronômicos e da indústria, devido ao aumento da demanda mundial de energia renovável (PIRES et al, 2013). Sendo seu óleo comercialmente valioso, devido à presença dos componentes específicos que são os ácidos graxos mono e poli-insaturados.(COIMBRA e JORGE, 2011).
A massa específica é uma importante característica física de qualquer substância e é uma medida da massa por unidade de volume de uma substância. É um fato aceito que a massa específica de óleo vegetal diminui linearmente com o aumento da temperatura (ESTEBAN et al. 2012). Tal comportamento está relacionado com as interações de seus componentes químicos, tais como, átomos, moléculas ou íons (CANCIAM, 2013).
Os valores da massa específica relativa variam dependendo da origem do óleo, da composição de ácidos graxos e de outros componentes presentes em menores proporções (GUNSTONE, 2004;), mas a diferença é grande entre os estados sólidos e líquidos, de modo que o volume aumenta 13% ao passar do estado sólido para o estado líquido (ORDÓÑEZ et al. 2005). Este trabalho tem como objetivo a determinação da massa especifica e da composição média dos ácidos graxos do óleo da amêndoa de macaúba em diferentes meses do ano.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)