Com 7% de biodiesel no diesel, Petrobras teria economia de R$ 2,3 bi
sexta-feira, fevereiro 28, 2014
Aguardado para 2014, o aumento da mistura de biodiesel no
diesel fóssil não deve ser implementado neste ano. A medida, no entanto, poderia ajudar a Petrobras e dar sobrevida ao setor de
biodiesel, que opera com metade da capacidade ociosa.
Hoje, o percentual de biodiesel no diesel está em 5%. Se a mistura fosse
elevada para 7%, geraria uma economia de pelo menos R$ 2,3 bilhões à estatal em
2014, segundo cálculos de Daniel Furlan, gerente de economia da Abiove
(Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).
A estimativa considera o volume de diesel importado no ano passado e a taxa de
câmbio média em 2013 (entre R$ 2,30 e R$ 2,35). Incluindo na conta um possível
aumento de consumo neste ano e o dólar mais recente (ao redor de R$ 2,40), o
impacto poderia ser ainda melhor para o caixa da Petrobras.
No ano passado, o Brasil importou o equivalente a US$ 8,3 bilhões em óleo
diesel, um aumento de 24% em relação a 2012, segundo dados do Ministério do
Desenvolvimento.
As importações são necessárias porque a Petrobras opera no limite da sua capacidade de refino, enquanto o consumo nacional cresce em ritmo acelerado.
As importações são necessárias porque a Petrobras opera no limite da sua capacidade de refino, enquanto o consumo nacional cresce em ritmo acelerado.
Como a logística no Brasil é altamente dependente do modal rodoviário, à medida
que aumenta a necessidade de transporte, cresce também o consumo do óleo
combustível. "O diesel caminha junto com a safra", diz Furlan.
Assim, a estatal não consegue abastecer o mercado interno com a produção local
e precisa importar o combustível a preços maiores do que os praticados no país,
o que provoca perdas. Além de socorrer a Petrobras, o aumento da mistura ajudaria também usinas que
foram construídas exclusivamente para a produção de biodiesel no primeiro
mandato do presidente Lula, quando foi lançado o Programa Nacional de
Biodiesel.
O plano era aumentar a mistura obrigatória ao longo dos anos. Em 2008, ela foi
instituída em 2%, subiu para 5% em 2010 e parou. Hoje, as usinas operam com 50%
da capacidade instalada ociosa.
Segundo Erasmo Batistte lla, presidente da Aprobio (Associação Brasileira dos
Produtores de Biodiesel), três fábricas foram fechadas no fim do ano passado: a
Grupal, em Mato Grosso, a Camera, no Rio Grande do Sul, e a Biopar, no Paraná.
Pelas estimativas de Daniel Furlan, da Abiove, se a mistura de biodiesel no
diesel aumentasse para 7%, haveria um consumo adicional de 1,2 bilhão de litros
de biodiesel por ano. Em 2013, o consumo nacional foi de aproximadamente 3 bilhões de litros, segundo
estimativa da Abiove.
Ele destaca que, além de absorver o excesso de oferta, o maior uso do biodiesel
ajudaria a corrigir distorções tributárias na cadeia da soja, matéria-prima de
75% do biodiesel produzido no Brasil.
Com o biodiesel, empresas que atuam também no esmagamento da soja conseguem
recuperar créditos tributários que ficam acumulados durante o processo
produtivo. Além do aumento imediato da mistura de 5% para 7%, o setor também reivindica um
novo marco regulatório que possibilite um planejamento de longo prazo.
/Fonte: http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/30/55422
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vaivem/2014/02/1408658-com-7-de-biodiesel-no-diesel-petrobras-teria-economia-de-r-23-bi.shtml
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