Na manhã de hoje (27), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) divulgou uma análise sobre os preços do etanol anidro e hidratado na semana de 19 a 23 de novembro, quando registraram pela quarta semana seguida valorização no mercado paulista. O etanol anidro teve alta de 2,38% e o hidratado de 0,36%.
Segundo os analistas do Cepea, o aumento do etanol anidro é reflexo da menor oferta do combustível, já que algumas usinas vêm finalizando a moagem de cana-de-açúcar.
"Do lado comprador, a procura foi relativamente pequena, devido aos
negócios já fechados via contratos", dizem os profissionais em nota.
Para o Cepea, a leve valorização do biocombustível hidratado foi
influenciada pelo feriado da última semana. "Distribuidoras do estado de
São Paulo haviam antecipado suas compras antes do feriado do dia 15 de
novembro (Proclamação da República), quando os preços registravam altas
mais intensas. Agora, sem necessidade imediata de aquisição, poucos
foram os negócios observados", finalizam os analistas.
Quanto ao índice diário, medido pelo Cepea/BVMF, o preço do etanol hidratado
registrou alta de 1,27% neste inicio de semana. O biocombustível foi
negociado ontem (26) pelas usinas paulistas a R$ 1.180,00 o metro cúbico
ante os R$ 1.165,00 o metro cúbico da sexta-feira (23).
Vendas de etanol
Na tarde de ontem (26), a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica)
divulgou relatório de andamento de safra, que elevou as vendas de etanol
pelas unidades produtoras da região Centro-Sul. De acordo com o
relatório, foram comercializados 938,32 milhões de litros na primeira
quinzena de novembro, 9,80% a mais que o observado no mesmo período de
2011. Deste total, 155,72 milhões de litros destinaram-se ao mercado
externo e 782,60 milhões de litros para o mercado doméstico, sendo
274,02 milhões de litros de anidro e 508,59 milhões de litros de hidratado.
"O ritmo de vendas de etanol para o mercado interno nos primeiros
15 dias de novembro foi influenciado pelo feriado no início do mês, que
levou a uma antecipação da retirada do produto por parte das
distribuidoras. Com isso, aparentemente houve um aumento no volume
comercializado no final de outubro e uma leve retração nas vendas pelas
usinas na primeira quinzena de novembro", explica o presidente interino
da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
No acumulado, de abril até 15 de novembro, as vendas somaram 13,74
bilhões de litros, sendo 2,31 bilhões de litros direcionados ao mercado
externo e 11,43 bilhões de litros comercializados no mercado interno.
Fonte: udop.com.br
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